Confira seis filmes imperdíveis sobre o universo do Direito
THE TRIAL OF THE CHICAGO 7 (L-R) YAHYA ABDUL-MATEEN II as BOBBY SEALE, BEN SHENKMAN as LEONARD WEINGLASS, MARK RYLANCE as WILLIAM KUNTSLER, EDDIE REDMAYNE as TOM HAYDEN, ALEX SHARP as RENNIE DAVIS. NICO TAVERNISE/NETFLIX © 2020.

Confira seis filmes imperdíveis sobre o universo do Direito

O mundo do Direito sempre inspirou filmes. Na história do cinema, são muitas obras consagradas que têm como pano de fundo acusações, processos, julgamentos, e das mais diversas áreas. Listamos seis filmes imperdíveis, seja o espectador advogado, estudante ou apenas um cinéfilo interessado nos bastidores do universo jurídico.

–  Um sonho de liberdade (1994)

Baseado em uma obra do escritor Stephen King, o clássico é centrado num jovem banqueiro condenado à prisão perpétua sob a acusação de ter matado a mulher e o amante – crime que não cometeu. A história mostra os detalhes do julgamento e o funcionamento do sistema prisional dos Estados Unidos. Foi indicado a sete Oscars em 1995.

Nota IMDb: 9,3

Veja o trailer:

– Os 7 de Chicago (2020)

Ambientado no fim da década 60, o filme relembra o júri de setes acusados de conspiração contra o governo norte-americano. O ponto de partida é a participação dos protagonistas em um protesto contra a guerra do Vietnã, ocorrido em Chicago, em 1968.

Nota IMDb: 7,8

Veja o trailer:

– Erin Brockovich: Uma mulher de talento (2000)

Mãe solo de três filhos e funcionária de um pequeno escritório de advocacia, Erin (Julia Roberts) convence seu chefe a deixá-la investigar a contaminação da água de uma cidade, que está adoecendo a população. Com a cooperação dos cidadãos, ela assume uma ação de US$ 333 milhões contra uma grande empresa.

Nota IMDb: 7,4

Veja o trailer:

– Luta por Justiça (2019)

Recém-formado em Harvard, o advogado Bryan Stevenson, interpretado por Michael B. Jordan, muda-se para o Alabama para atuar em favor de pessoas condenadas à morte sem ao menos terem recebido justa assistência legal. Ao assumir o caso de um homem sentenciado por assassinato, o jurista se depara com uma realidade de racismo e injustiças.

Nota IMDb: 7,6

Veja o trailer:

– Suprema (2018)

A obra ficcional retrata a trajetória de vida de Ruth Bader Ginsburg antes de ela se tornar juíza da Suprema Corte dos EUA. O filme mostra a luta travada por RBG, como ficou conhecida, contra a desigualdade de gênero, desde as aulas nas universidades de Harvard e Columbia, na década de 1950, até os primeiros casos na advocacia. 

Nota IMDb: 7,1

Veja o trailer:

– A Juíza (2018)

O documentário também retrata Ruth Bader Ginsburg, em sua vida particular e profissional. A juíza, falecida em setembro de 2020, foi a segunda mulher a integrar a Suprema Corte, e virou ícone da cultura pop. 

Nota IMDb: 7,6

Veja o trailer:

*Foto: Os 7 de Chicago – Nico Tavernise/Netflix

Deixe um comentário